Após formalização no Diário Oficial da União, o CLIA, Centro Logístico e Industrial Aduaneiro, da Multilog, em Joinville (SC), passou a oferecer também o serviço de Entreposto Aduaneiro.
Trata-se de um regime especial que permite o armazenamento de mercadorias no país com a suspensão dos tributos e em processos com ou sem cobertura cambial. Desta forma, as mercadorias continuam consignadas ao exportador, aguardando a nacionalização ou outra destinação.
Este mesmo serviço já é oferecido em todas as outras unidades da Multilog, como CLIA Itajaí (SC), Curitiba (PR) e Maringá (PR); nas fronteiras de Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS), Jaguarão (RS) e Santana do Livramento (RS).
Juliane Wolff, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Multilog, destaca que a partir do Entreposto Aduaneiro, as importações e exportações usufruem de benefícios fiscais, como isenção ou suspensão – parcial ou total – de tributos federais incidentes. Ela complementa que esta modalidade amplia o prazo de pagamento dos produtos ao exportador, pois o fechamento de câmbio se dará na data de nacionalização e não na data do embarque. Além disso, há possibilidade de desdobramento dos produtos em lotes, permitindo a nacionalização das mercadorias por etapas, conforme venda ou necessidade.
“Considerando a busca por inovação e soluções inteligentes, os diferenciais proporcionados pelo Entreposto Aduaneiro – como a disponibilidade de estoque imediato, a ampliação dos prazos para desembaraço das mercadorias para até dois anos da data de admissão e a redução dos custos logísticos – representam vantagens competitivas para o mercado”, ressalta Juliane.