Uma das preocupações mais comuns para um atacadista distribuidor é: “como posso reduzir custos e aumentar a produtividade do meu Centro de Distribuição?”. Para essa questão não perturbar a mente do gestor, é preciso ter o controle de todos os procedimentos do CD e ainda conseguir mapear e ter sob seu alcance todos os pontos críticos da operação.
Pensando nisso, a Disdal, distribuidora com mais de 20 anos de atuação focada nos mercados de distribuição, atacado e varejo, com filiais nos estados de Rondônia, Acre, Goiás e Distrito Federal, optou por aderir a solução de captura de dados por voz da Seal Sistemas.
“Particularmente fiquei muito impactado com a ferramenta devido à mobilidade que dá ao usuário, possibilitando que estejam focados em suas atividades, diminuindo o número de erros e aumentando a produtividade individual e da operação como um todo”, comenta i diretor da Disdal, Clair Dal Berto.
Um dos motivos que levaram a empresa a adquirir a solução foi a possibilidade de prover um alto ganho de produtividade, visto que a operação de separação até então era feita através de papel, ou seja, o operador imprimia a sua lista de atividades, lia o que precisava separar, deixava o papel sobre a bancada e pegava o produto. Além de existirem muitos passos, havia desperdício de papel, produtividade comprometida e um alto índice de erros na separação. Com a solução de voz os operadores começaram a trabalhar com os olhos e as mãos livres, o que gerou um grande aumento de produtividade e possibilitou a redução de turnos de coleta, que passaram de três para dois. “A redução no número de funcionários na coleta de produtos permitiu à Disdal fazer investimentos mais estratégicos, melhorando a operação”, acrescenta Clair.
Os ganhos qualitativos depois da adesão à solução são muitos, como a melhora no reabastecimento de picking, etiquetação, gestão de paletes, economia de papel, economia com impressoras, fim de processos manuais como carimbar, organizar e arquivar documentos de coleta.
Além do sistema de voice picking, a Disdal adotou o Kairos Middleware, software de gestão inteligente que mostra os resultados da ferramenta de voice picking em tempo real. Assim, a companhia conseguiu dar maior acuidade para seu sistema de coleta de mercadorias, além de premiar de forma mais justa seu time de separadores, que são avaliados de acordo com o desempenho diário, garantindo prêmios para os profissionais mais produtivos.
Um dos ganhos é a visibilidade da operação, que antes era feita através de planilhas e dificultava a consolidação, rastreamento e interpretação de dados vitais a operação. Hoje a tecnologia gerencia as principais informações da operação, por meio de funcionalidades de separação, reabastecimento, inventário, entre outras. Além dessas facilidades, a Seal entrega relatórios de análise de risco no atacado e projetos e planos de ações criados pelos consultores nos atendimentos semanais, dando à Disdal informações estratégicas do depósito de forma rápida e organizada para a tomada de decisão.
A Disdal já tem planos para expandir a ferramenta de voice picking e o Kairos Middleware para outros depósitos da empresa.