A Maersk Line e o Grupo Oetker chegaram a um acordo para aquisição da Hamburg Süd pela Maersk Line. O processo ainda está sujeito a acordo final e aprovações regulatórias.
Sétima maior companhia de transporte de contêineres do mundo e uma das principais na rota Norte-Sul, a Hamburg Süd opera 130 navios porta-contêineres com uma capacidade de 625.000 TEUs. A empresa possui 5.960 funcionários em mais de 250 escritórios em todo o mundo e atua através das marcas Hamburg Süd, CCNI (com sede no Chile) e Aliança (com sede no Brasil). Em 2015, registrou um volume de negócios de USD 6.726 milhões, dos quais USD 6.261 milhões decorrem de suas atividades com contêineres.
Com o acordo, os clientes da Hamburg Süd e da Maersk Line terão acesso aos serviços end-to-end prestados pela Hamburg Süd nas operações Norte-Sul, e à flexibilidade e ao alcance proporcionados pela rede global da Maersk Line. Além disso, o acordo permitirá à Maersk Line desenvolver novos produtos com menores transit time.
Assim, a Maersk Line terá capacidade de cerca de 3,8 milhões de TEUs e uma participação de 18,6% na capacidade global. A frota combinada será composta por 741 navios porta-contêineres com uma idade média de 8,7 anos.
Vale lembrar que a Hamburg Süd e a Aliança continuarão como marcas separadas e a atender os clientes através dos seus escritórios locais.