Às margens da Rodovia Raposo Tavares, no entroncamento do Rodoanel, em São Paulo, o novo Centro de Distribuição da Staples foi estrategicamente escolhido para otimizar o escoamento dos produtos para todo o território nacional. Nos seis primeiros meses de operação, o galpão logístico incrementou a produtividade e melhorou o serviço de entrega de itens que vão de resmas de papel a cadeiras de escritório, entre mais de 6 mil produtos à venda no e-commerce.
Isso foi possível porque o espaço tem o dobro da capacidade de produção do antigo CD, localizado no bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista, com 6.300 m².
“Junto com o escritório de arquitetura, fizemos um estudo para uma ocupação mais inteligente e que permitisse suportar os planos de crescimento nos próximos 10 anos. Instalamos a área administrativa no piso térreo e ampliamos o mezanino com um mezanino metálico. Esta solução permitiu a maximização da área de armazenagem no térreo, com instalação de uma maior quantidade de racks metálicos. Além de ampliar a área de processamento de pedidos, conseguimos comportar um processo automatizado”, explica Evelin Gouveia, da área de Projetos e Obras da JLL, empresa responsável pela consultoria do projeto.
Além de garantir a eficiência da operação, o novo galpão logístico ainda segue as principais tendências em requisitos de sustentabilidade exigidos pelo mercado e pela sociedade. O espaço possui o selo LEED Gold, dado a empreendimentos com alta pontuação em aspectos sustentáveis, como uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades locais.
Selo verde com maior reconhecimento internacional no setor da construção civil, a certificação LEED orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil – antes, durante e depois de suas obras.
“Encontramos um espaço que atende a todas as nossas necessidades”, sintetiza o diretor financeiro da Staples, Wagner Simões Oliveira.
Em plena recessão econômica, a multinacional norte-americana registrou em 2015 o melhor ano da operação brasileira, quando ajustou sua eficiência e dobrou o lucro operacional. O ótimo resultado culminou na inauguração da primeira loja física da empresa no país, na Avenida Paulista, após mais de 10 anos de atuação no Brasil, por meio do e-commerce e televendas.
Outro investimento realizado foi em sua nova sede, também inaugurada no começo de 2016. A Staples se mudou para um novo e conceitual escritório, localizado no edifício Birmann 21, também conhecido como Edifício Abril, um dos maiores arranha-céus do Brasil e ícone empresarial da cidade de São Paulo.