A Patrus Transportes é uma empresa com 75 filiais, que atua com o transporte rodoviário de carga fracionada em mais de 2800 cidades nas regiões Sul e Sudeste e nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará. A companhia buscou adotar a tecnologia de telemetria com o foco em reduzir acidentes, as emissões de CO2, além da redução de custos com manutenções.
A companhia decidiu apostar na solução de telemetria CAN avançada da Omnilink e, em 2017, passou a implantá-la nos veículos de transferência de carga. Em um trabalho conjunto, a Patrus criou um programa de telemetria chamado “Motorista Nota 10”, que faz um ranking dos motoristas, de acordo com seu desempenho, para premiar aqueles com a melhor pontuação. O objetivo desta iniciativa é medir e acompanhar indicadores de segurança ao volante, como, frenagem, velocidade, dirigibilidade em curvas, entre outros.
Logo no primeiro mês, a companhia já conseguiu obter resultados expressivos. Os relatórios com informações precisas sobre a condução veicular possibilitaram orientações aos motoristas quanto à direção mais segura e redução de excessos de velocidade, com consequente queda de 34% nas ocorrências de velocidade excedida e 12% no consumo de combustível.
Tiago Aparecido Dias, gerente de tráfego na Patrus, conta que os agregados passaram a enxergar as vantagens da implantação da telemetria. “Aliado ao nosso outro programa ‘Direção Consciente’ com o apoio do app Rota Certa, que nos aproxima do motorista com informações e dicas para desenvolvimento profissional, conseguimos mostrar a redução de custos com combustível e manutenção do caminhão que uma direção mais segura e defensiva proporciona. Desta forma, os motoristas perceberam que um melhor comportamento ao volante também traz economias”, explica.
“Desde que começou o programa de telemetria, em outubro e novembro de 2017 (meses de maior volume de transporte), nas 12 mil viagens feitas no período não foram registrados acidentes. Antes, havia muitos pequenos acidentes, mas atualmente, a frota está mais disponível. A telemetria da Omnilink proporcionou regularidade no trabalho dos motoristas e, hoje, conseguimos enxergar onde está o problema e trazer os motoristas para salas de treinamento para reciclagem. Com isso, houve a melhora nos índices”, afirma Dias.