PESQUISA DE REPOSICIONAMENTO NO MERCADO
SEGMENTO TRANSPORTADORAS
CONTEXTO
O mundo foi paralisado pela Covid-19. Seus impactos na economia, ainda desconhecidos, não foram totalmente mensurados. Mas os economistas e cientistas sociais apontam para mudanças drásticas nas formas e contratos de trabalho, nas prestações de serviços, no papel das empresas diante da precariedade social crescente e, principalmente, para uma das maiores recessões da história, – maior até do que a do crash da bolsa em 1929, considerada uma das piores crises mundiais.
Diante de um cenário de incertezas e aguda recessão, com as estruturas sociais pressionadas por uma onda crescente de desemprego, é vital compreender este novo mercado, medindo fenômenos e antecipando tendências.
Em épocas de crise é fundamental saber o que os clientes esperam dos serviços prestados e quais os impactos financeiros sentidos. Diante disso, o Instituto Logweb – ILOG quer ajudá-lo a encontrar os melhores caminhos para enfrentar a crise recorrendo à pesquisa como instrumento para reposicionar a sua empresa mediante a concorrência, mensurando a satisfação e expectativas dos seus clientes com a prestação dos serviços e estudando a elasticidade de preço dos seus produtos.
Em seguida, apresentamos o detalhamento técnico, cronograma e orçamentário da proposta.
ENQUADRAMENTO TÉCNICO
Crises, embora devastadoras, sempre geram alterações de mentalidades e não deixam de ser oportunidades. É neste contexto que o Instituto Logweb criou um produto de baixo custo para municiar as empresas de informações relevantes para a prestação de seus serviços.
Esta será uma pesquisa quantitativa, via WEB, com clientes que contrataram os serviços da transportadora, e que irá gerar indicadores para serem utilizados como referências pelos gestores nas tomadas de decisões estratégicas da empresa.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Método: Pesquisa quantitativa, do tipo survey. Consiste na aplicação de questionários padronizados a uma amostra representativa do universo pesquisado. O questionário será estruturado, contendo questões de múltipla escolha sobre temas relevantes previamente definidos.
Técnica: Entrevistas via web, com questionários padronizados*, de autopreenchimento, enviados para a lista de clientes da transportadora que fizeram contato no último ano.
*Se o cliente desejar customizar o questionário, adicionando perguntas, haverá impacto no orçamento.
Resultados: Gráficos de frequências relativas, com cruzamentos de variáveis e processamentos estatísticos relevantes para explicar os fenômenos estudados.
Universo: Universo de clientes da transportadora que contrataram os serviços no último ano.
Público alvo: Nome de contato constante no mailing enviado pela transportadora para o Instituto Logweb, com nome, cidade, telefone e e-mail e data da última contratação.
Amostra: A definição da amostra depende da dimensão do universo. Isto é, para que o cálculo da amostra seja representativo do universo, precisamos conhecer o número e as características dos clientes da transportadora.
Margem de erro aproximada: Calculada após obtenção da amostra.
CRONOGRAMA
A seguir, o tempo estimado para realizar cada atividade, sendo que haverá processos ocorrendo em paralelo:
❏ Realização e programação do questionário: 03 dias úteis
❏ Definição listagem (ajuste de e-mails e telefones): 03 dias úteis
❏ Cálculo amostral: 02 dias úteis
❏ Sorteio da amostra / envio dos e-mails e links com os questionários: 02 dias úteis
❏ Realização das entrevistas: 20 dias úteis
❏ Processamento: 02 dias úteis
❏ Análise e Relatório de gráfico (ppt): 03 dias úteis.
Total: 30 dias úteis (mês e meio).
PRODUTOS
Os produtos gerados através da pesquisa são:
❏ Base de dados com as respostas dos clientes, sem identificação do respondente;
❏ Relatório PPT com análise e gráficos para o conjunto da amostra e principais cruzamentos.
ORÇAMENTO
Valores para realizar a pesquisa, segundo os parâmetros descritos acima:
Usuários
Custo (R$)
Survey
R$ 6.650,00
Esse orçamento contempla apresentação dos resultados por documento de PPT, caso queira outro tipo de apresentação, haverá custos extras a serem definido de acordo com o formato.
Atenciosamente,
Instituto Logweb de Logistica e Supply Chain – ILOG
SEGMENTO TRANSPORTADORAS
CONTEXTO
CONTEXTO
*Se o cliente desejar customizar o questionário, adicionando perguntas, haverá impacto no orçamento.
❏ Definição listagem (ajuste de e-mails e telefones): 03 dias úteis
❏ Cálculo amostral: 02 dias úteis
❏ Sorteio da amostra / envio dos e-mails e links com os questionários: 02 dias úteis
❏ Realização das entrevistas: 20 dias úteis
❏ Processamento: 02 dias úteis
❏ Análise e Relatório de gráfico (ppt): 03 dias úteis.
❏ Relatório PPT com análise e gráficos para o conjunto da amostra e principais cruzamentos.
Usuários | Custo (R$) |
---|---|
Survey | R$ 6.650,00 |