Manter o crescimento e a lucratividade é, sem dúvidas, uma das tarefas mais desafiadoras para empresários, em período de oscilações na economia. Os custos logísticos representam parte importante das despesas de muitas corporações e têm impacto relevante nos resultados financeiros. De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os gastos com logística representam, em média, 7,6% da receita líquida das empresas, considerando custos com transporte, estoque e armazenagem.
Neste sentido, uma logística eficiente pode ser a porta de entrada para manter a sustentabilidade dos negócios, pois colabora com a redução de custos e o aumento do nível de serviço, cria eficiência e pode ajudar ainda atrair novos clientes. “Essa área precisa ser vista como parte integrante da estratégia e, muitas vezes, é responsável por estabelecer vantagem competitiva, gerando a conquista de novos clientes e aumento das vendas”, ressalta Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística.
Segundo ele, uma logística eficiente pode impactar de maneira positiva a rentabilidade de uma empresa, agregando valor ao negócio e ao cliente e, inclusive, maximizando os lucros. “Em contrapartida, uma logística ineficiente é uma preocupação constante de muitos empresários e pode comprometer os negócios”, alerta.
Confira maneiras de utilizar a logística para obter melhores resultados, segundo Boniaris:
1 – Entenda os custos de cada etapa
Os custos logísticos são uma preocupação recorrente de muitos gestores empresariais. Por isso, o primeiro passo para alcançar a eficiência e ganho de performance está associado a compreender e identificar qual é o gasto que cada uma das etapas do ciclo logístico gera para a companhia. Em armazenagem e distribuição, alguns fatores, como produtos parados em estoque por muito tempo e transporte sem planejamento, originam custos desnecessários.
2 – Revise os processos e reduza despesas da cadeia logística
Ao entender o valor financeiro de cada etapa, chegou o momento de revisar os processos e aperfeiçoá-los ou acabar com aqueles que são considerados ineficientes. Neste sentido, é necessário analisar a necessidade das despesas considerando as particularidades da operação. Compreendendo este contexto, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo, visando melhores resultados.
3 – Tenha um elevado nível de serviço e conquiste novos clientes
Atuar com um nível de serviço logístico acima da média, oferecendo pontualidade na entrega da carga, representa, sem dúvidas, um diferencial competitivo. É preciso verificar quais são as etapas que geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução. Busque sempre oportunidades de automatizar processos.
4 – Alcance melhores resultados
Com a prática de uma gestão logística eficiente e do melhor desempenho envolvendo toda a cadeia, o resultado seguramente será o aumento do nível de serviço, a otimização dos custos e o alcance da rentabilidade. Consequentemente, o cliente final terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.