Blog

Terceirização logística: foco estratégico

14 de junho de 2017

No último dia 6 de junho, tive o prazer de ser um dos palestrantes do IV ELog – Encontro de Profissionais de Logística, evento promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro – CRA/RJ.

O tema central foi terceirização logística, e procurei levar aos presentes uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades desta atividade.

Após o evento, recebi diversas mensagens solicitando algumas informações sobre o tema. Uma das perguntas mais frequentes que foi como conduzir um bom processo de terceirização logística.

Primeiramente, penso que devemos considerar que a terceirização logística é uma questão estratégica que pode trazer resultados POSITIVOS quando utilizada de maneira adequada, mas que pode trazer, também, grandes PREJUÍZOS quando usada de maneira incorreta.

O objetivo estratégico da terceirização logística não deve ser apenas contratar serviços por si só e, sim, contratar as SOLUÇÕES decorrentes da prestação dos serviços.

Quando observamos os principais motivadores para a terceirização logística, que são a redução de custos, o aumento da eficiência operacional e a redução dos investimentos em ativos, percebemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, almejando uma terceirização mais estratégica, focada em soluções logísticas.

Para atingirmos este foco mais estratégico, precisamos rever o modelo de gestão dos contratos de terceiros. Estas mudanças podem ser visualizadas no quadro abaixo.

meirim

Como podemos notar, faz-se necessário uma forma diferenciada de gestão nos contratos, buscando um relacionamento ainda mais estreito junto aos nossos parceiros. A confiança, a cooperação, a política do ganha-ganha, o enfoque nos resultados e a busca conjunta por soluções passam a ser os elementos norteadores da estratégia da terceirização logística.

Por isso, o primeiro passo para conduzir um bom processo de terceirização logística é entender a necessidade desta mudança de enfoque do modelo de gestão.

Não se trata de uma tarefa fácil. Sabemos que, muitas vezes, não temos provedores de serviços alinhados a esta nova realidade. Mas é preciso buscar que nossas organizações, equipes e parceiros entendam esta necessidade de mudança.

Hélio Meirim
CEO da HRM Logística, atuou por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness.

Tags: ,

Cadastre-se em nossa newsletter